Explore o Street View

Bastidores do Street View

Versão baseada no texto (original em inglês) escrito por Matt Williams, gerente do programa de operações do Street View.

 


 

No começo

 

O Street View foi lançado em maio de 2007 para permitir aos usuários explorar o mundo através de imagens. Naquela época a cobertura estava restrita a apenas cinco cidades dos EUA.
O recurso oferece aos usuários visualizações panorâmicas com giro de 360° na horizontal e 290° na vertical, a partir do nível da rua, integrado ao Google Maps. As imagens são coletadas usando câmeras e equipamentos especiais que capturam e combinam imagens de um local específico, usando dispositivos GPS. Uma vez que as imagens são capturadas, elas são "costuradas" digitalmente de modo a criar um panorama de 360 graus. Os rostos de pessoas e as placas de carros são borrados antes que as imagens panorâmicas possam ser visualizadas no Google Maps.

 


 

Como são os veículos?

 

Quando o Street View foi lançado, a plataforma usada para captar as imagens era um furgão.
Desde o lançamento, em 2007, o Street View vem ampliando sua atuação para possibilitar a inclusão de mais cidades, ruas, parques nacionais e até trilhas para bicicletas. Atualmente, o Street View está disponível para diversos países da América do Norte, Europa e na região Ásia-Pacífico. Para dimensionar o projeto para este nível, foi necessário reduzir o peso e aumentar a qualidade tecnológica.
Assim, os furgões foram substituídos por carros. Diferentes veículos em diferentes regiões do mundo são utilizados para coletar dezenas de milhões de imagens.

 

- Engenheiros mecânicos do Google montam câmeras sobre o furgão original do Street View
- A primeira geração do furgão do Street View
- Um carro do Street View viaja pela zona rural
- O engenheiro mecânico Dan Ratner circula com o Google Trike fora do Googleplex

 

Um novo tipo de veículo foi agregado à frota, sendo chamado de "Google Trike". Basicamente é o mesmo equipamento porém, ao invés de ser instalado sobre os carros do Street View, é rebocamos por um triciclo, em um dispositivo parecido a um carrinho de sorvete. O triciclo permite que áreas não acessíveis para um carro sem atinjidas, como trilhas para caminhadas, trilhas para bicicletas e campi universitários, entre outros exemplos.

 

Uma das plataformas mais recentes incluem nove câmeras direcionais para as visualizações que permitem o giro de 360°, uma unidade de GPS para posicionamento e escâneres de varredura a laser. As plataformas do Street View foram projetadas e construídas para serem simples, minimizando as necessidades de recursos de fabricação. Esta abordagem facilita a capacidade de entrar em operação rapidamente e permite ampliar a frota de veículos em todo o mundo.

 



Onde as imagens são coletadas?

 

As imagens do Street View estão limitadas às ruas públicas. Essencialmente, o Google deseja circular por todas as estradas públicas disponíveis, mas não há garantia de que cada local possa ser completamente coberto. Por exemplo, podem existir condições imprevisíveis ou fora do controle do Google, como obras nas estradas. Caso alguma estrada privada seja coletada, estas podem ser removidas, podendo o usuário informar tal condição clicando no link "Informar um problema", diretamente no aplicativo do Street View.
Em alguns casos o Google recebe permissão do proprietário de atrações particulares para incluir suas imagens no Street View. Por exemplo, você pode ver imagens coletadas em um passeio pela Disneylândia Paris.

 

A coleta de imagens para uma cidade pode levar vários meses, e mais ainda quando se trata de um país. O tempo necessário para cobrir uma área depende de vários fatores, como por exemplo, o tempo, a geografia e a população. Também é oferecida uma ferramenta fácil de usar que permite ao usuário solicitar que imagens dele mesmo, seu carro, sua família ou sua casa sejam removidas do Street View, a partir do momento que o produto tenha sido lançado para a área em questão.

 


 

Como transformar fotos no Street View

 

Depois que as fotos são tiradas pelos veículos, elas são processadas em computadores que as deixam prontas para serem mostradas no Google Maps. Todas as fotos individuais coletadas pelas câmeras são "costuradas", criando a foto panorâmica de 360° que você pode interagir no Google Maps.

 

Depois é aplicada uma tecnologia de ponta para borrar os rostos, de forma que os transeuntes nas fotos não possam ser identificados. Também são borradas placas de carro legíveis. Verifique a página com informações sobre privacidade para obter mais detalhes sobre como o Google protege sua privacidade.

 


 

Quem é o Pegman?

 

O Pegman é o seu guia no Street View. Pegue-o e arraste-o para uma rua para entrar nas imagens do Street View. Quando não está em uso, o Pegman está localizado sobre a sua barra de ferramentas de zoom, à esquerda da janela do Google Maps. Se ele estiver ativado em amarelo, isso significa que há imagens do Street View disponíveis dentro da sua atual visualização do mapa. O nome Pegman vem de seu formato, que lembra um prendedor de roupas.

 

O Pegman também é representado por um personagem em tamanho real que aparece em muitos vídeos explicativos de como usar os novos recursos do Street View. Ele também apareceu em outros eventos do Google, como o lançamento do Google Transit em Nova York, em 2008.

- O Pegman leva você pelas cidades do mundo
- Desenhos originais da fantasia de Pegman em tamanho real (J&M Costumers)
- O Pegman faz amigos na "Grand Central Station"

 



Explore o Street View

Street View. Procure. Encontre. Explore.

Página inicial

Como usar

Baixe o Pegman

Nos bastidores

Cadê o Pegman?

Lugares Imperdíveis

 

Procure. Encontre. Explore.

Explore o Street View
www.exploreostreetview.com.br